Boca

No primeiro gole, um pouco de vinho na boca, terá um impacto inicial, um paladar e um final de boca. Existem muitos componentes a avaliar quando o vinho está na boca pelo que, poderá ser necessário provar mais do que um gole de vinho. Cuspir as amostras, reduz o efeito negativo que o álcool provoca na capacidade de prova. A água mineral pode ser utilizada para limpar o palato entre provas. Eis as componentes do vinho a avaliar:

Doçura

Quantidade de açúcar presente no vinho. Um vinho seco tem níveis de açúcar tão baixos que não são detetados na boca. Caso exista uma quantidade detetável, por muito pequena que seja, o vinho deverá ser considerado "quase seco". "meio-seco" e "doce" são os níveis superiores de açúcar.

Acidez

Detetada na língua, onde provoca uma sensação de formigueiro e aumenta a salivação. Quanto mais alta a acidez do vinho, maior é a produção de saliva pela boca. Vinhos com acidez alta beneficiam do envelhecimento em garrafa.

Taninos

Componente estrutural importante nas uvas tintas, são extraídos das peles das uvas e das grainhas durante o processo de fermentação. São responsáveis por um certo amargo, aspereza do vinho e preditores dos processos de envelhecimento após fermentação.

Corpo

Sensação de como o vinho se sente na boca utilizando o tato em vez do paladar. Na maioria dos vinhos, o álcool é o principal fator de um vinho ser encorpado ou não mas, o açúcar e níveis altos de taninos contribuem muito para o corpo do vinho ao contrário da acidez que é inversamente proporcional.

Intensidade do Sabor

Geralmente é igual à intensidade de aromas. No entanto o aquecimento do vinho na língua pode fazer com que algumas características sejam mais evidentes na boca do que no nariz.

Final de Boca

Conjunto de sensações que persistem depois de engolir ou cuspir o vinho. O tempo que essas sensações perduram é um indicador importante da qualidade do vnho. Se os sabores agradáveis desaparecem rápidamente o final é curto. Quando os sabores duram mais tempo que os estruturais como são a acidez e os taninos, falamos de um final longo.